quarta-feira, 15 de abril de 2015


ZEUS, o governante de todos os deuses


A historia de Zeus se encaixa com a historia de Cronos, na postagem anterior.
Na mitologia grega, foram criados deuses e estavam divididos em grupos. Os deuses mais poderosos eram os do Olimpo, que eram divididos em classes, Zeus estava na classe superior, pois era o governante dos deuses. Zeus, era filho de Réia e Cronos.

                Na época em que Zeus nasceu, Cronos era imperador, e por medo que a profecia que dizia que seus filhos tomariam seu trono, passou a engoli-los, e não seria diferente com Zeus.
                Porém Réia escondeu Zeus em uma caverna e deu uma pedra enrolada num pano para Cronos, que engoliu sem perceber algo diferente.

               

    Quando Zeus virou adulto enfrentou seu pai e o fez vomitar todos os seus irmãos, que continuavam vivos, pois eram imortais. Depois ele aprisionou Cronos sob a terra, no Tártaro (espécie de inferno grego). Depois daquele dia em diante, Zeus ficou conhecido como o grande deus de todos os deuses e passou a morar no monte Olimpo, se casou com sua irmã Hera.


Se gostou do assunto e quiser saber mais, assista o vídeo abaixo:



Separamos 3 filmes que falam sobre Zeus, se tiver curiosidade em assisti-los, os nomes estarão abaixo:

Percy Jackson e o Ladrão de Raios

Hércules

Imortais
                 
                                    


      

      

CRONOS

Na Mitologia Grega, Cronos estava relacionado com a agricultura e também o tempo. Era filho de Urano (Céu) e Gaia (Terra).
Quando Cronos tirou seu pai do poder, se casou com sua irmã Réia e governou durante a Idade Dourada.

Uma das coisas que Cronos temia, era uma profecia que segundo ele um de seus filhos o tiraria do poder. De “medo” que isso acontecesse Cronos passou a matar e devorar seus filhos gerados com Réia. Porém Réia conseguiu salvar uma das crianças, Zeus. Ela escondeu Zeus em uma caverna da ilha de Creta, e para enganar Cronos ela deu uma pedra “enrolada” num pano que ele comeu sem perceber nada.



 Quando Zeus cresceu libertou os titãs e com a ajuda deles fez Cronos vomitar os irmãos (Hades, Hera, Héstia, Poseidon e Deméter). Depois disso Zeus, com a ajuda dos irmãos e dos titãs, expulsou Cronos do Olimpo e governou como o rei dos deuses gregos. Ele se tornou imortal e o poder foi “estendido” a seus irmãos.


CURIOSIDADES:

·        Na mitologia romana, Cronos é conhecido como Saturno.


·        Cronos era considerado um deus na mitologia pré-helênica.


quinta-feira, 9 de abril de 2015


CRIAÇÃO DO UNIVERSO NA MITOLOGIA GREGA  

Até hoje não sabemos ao certo como o mundo surgiu. Os povos antigos costumavam ter, cada um, sua própria visão sobre a criação do mundo.
Na Grécia Antiga, eles acreditavam que todas as coisas tinham um aspecto que  se chamava o Caos. O Caos era um Deus que apresentava em forma de uma “massa” confusa, na qual tinha aspectos semelhantes a  todas as coisas que existem no mundo.
Caos, por ser o único Deus que existia, estava definitivamente sozinho, com isso ele resolver dar início ao mundo, pois cansou de ficar solitário.
Para começar então, ele criou Gaia, a Mãe da Terra ela que possuía a grande força vital, depois criou Eros, ele possuía a divindade do amor. E por fim criou Tártaro que era um local, podemos dizer que era o inferno grego.

Quem colocou ordem na Terra foi um Deus desconhecido, só sabe-se que determinou os rios, lagos , mares e os lugares que ocupariam, formou as montanhas, vales, os bosques, campos,... Deu ordem para que os peixes ocupassem os mares, as aves o ar e aos quadrúpedes que ocupassem a terra. Depois dessa ordem na Terra criaram o homem.
Um Titã, chamado Prometeu que era de uma raça que habitou a Terra antes do homem, ficou responsável por tomar um pouco de terra e misturando-a com água, deu origem ao Homem, que foi criado em semelhança aos Deuses, tendo uma postura ereta.
Prometeu e seu irmão, Epimeteu, ganharam a missão de criar o homem e os animais, garantindo-lhes as condições necessárias para sobreviverem. Então Epimeteu concedeu asas a uns, a outros a velocidade, e aos outros, couraças de proteção. Quando chegou a vez de conceder poder ao homem já haviam se esgotado.
Prometeu e Epimeteu com a ajuda de Minerva, conhecida como a Deusa da sabedoria, ajudou a terminar a criação do homem, então Minerva concedeu a eles o domínio do fogo, que fez com que eles tivessem superioridade sobre os demais.



Se quiser saber mais sobre o assunto, esse vídeo explica bem:

                                            


                    Uma dica para leitura sobre mitologia grega, é a série de livros Percy Jackson:



A seguir alguns filmes relacionados a mitologia grega: