sexta-feira, 8 de maio de 2015

Medusa


Medusa, segundo a mitologia grega, era uma mulher com serpentes gigantes na cabeça, tinha também presas de bronze e asas de ouro. Ela era deslumbrante, todos os homens a cobiçavam e as mulheres a invejavam. Ela tinha o poder de transformar as pessoas que olhassem diretamente nos seus olhos em estátuas de pedra.
            Medusa era uma de três irmãs górgonas, Euriále e Esteno, mas ao contrario das duas, Medusa era mortal.
Seus pais eram Ceto e Fórcis . Assim como suas outras duas irmãs, foi transformada em monstro pela deusa Atena.
Segundo a mitologia grega todos tinham muito medo de Medusa.

 

Ela foi morta pelo herói Perseu. Que usou seu escudo de bronze, olhou para ela através do reflexo para não ser transformado em pedra. Após cortar sua cabeça entregou-a para a deusa Atena, que colocou-a em seu escudo.

                    



A seguir separamos um vídeo que mostra resumidamente a historia de medusa:






quinta-feira, 7 de maio de 2015

OS 12 DEUSES DO OLIMPO

 

Se você leu a nossa ultima postagem do blog, vai saber o que é o Monte Olimpo na mitologia grega. Seguindo esse assunto, nesta postagem iremos falar sobre os Deuses do Monte Olimpo.
Antigamente os gregos acreditavam que deuses habitavam um palácio no topo do Monte Olimpo, a montanha mais alta da Grécia,  que chega a “furar” as nuvens. Ele se localiza na Tessália.
“Acreditavam que lá de cima, os deuses decidiam a vida dos humanos e se deliciavam com o ambrósia e o néctar, o alimento e bebida que lhes possibilitava a imortalidade. Mas apesar de serem imortais, os deuses possuíam características e comportamentos semelhantes aos seres humanos: raiva, tristeza, alegria, medo, paixão, ciúme etc. Inclusive, muitas vezes, eles se apaixonavam por seres humanos comuns e desciam de sua morada divina para se relacionarem com eles, o que acabava dando origem a filhos semi-deuses ou heróis, como Hércules, Teseu e Perseu, só para citar os mais famosos.”

Mas então, quem são os 12 deuses do Olimpo?

P.S: Os nomes que estiverem entre parênteses, são os nomes dos deuses em romano.


ZEUS (JÚPITER)

É o principal deus, ele era o rei dos deuses e homens, o que governava o Monte Olimpo. Ele possuía o poder do relâmpago, da chuva,.. Sua arma era o raio e sua ave, também costumava se transformar em uma águia. Ele ra um deus “mulherengo”, pois teve várias esposas e casos com deusas, ninfas e humanas, por isso ele tinha vários filhos semi-deuses.




HERA (JUNO)

 Hera era a deusa do matrimônio, do parto e da família. Também era rainha do Olimpo, no caso mulher de Zeus. Ela era vingativa com as amantes do marido. Sua ave favorita era o pavão.



POSEIDON (NETUNO)

Poseidon era o irmão mais velho de Hades e Zeus, era conhecido como deus do oceano. Ela morava no fundo do mar em seu palácio, junto com sua esposa Anfitrite. Seu poder era de causar tsunamis e terremotos apenas movimentando seu tridente.

Deus grego Posêidon, em God of War


AFRODITE (VÊNUS)

Afrodite era conhecida como a deusa do amor e da beleza, era a mais bela e cobiçada das deusas. Ela nasceu quando Cronos cortou os testículos de Urano e arremessou-os no mar , da espuma que surgiu na água, “nasceu” a virgem Afrodite.
Hefesto que era apaixonado por Afrodite, até chagaram a casar, mas ela o traía. Ele então construiu um cinto mágico de ouro pra ela, que tinha o poder de inspirar o amor. Suas aves favoritas eram os pombos e os cisnes, e a rosa era a flor a ela dedicada.



ARES (MARTE)

Ares era filho de Hera e Zeus, era conhecido como deus da guerra, pois era um homem forte e tinha caráter violento. Ele tinha o poder de matar um mortal apenas com seu grito de guerra, diziam também que quando estavam perto dele, as pessoas sentiam raiva e vontade de bater uma nas outras.

Deus grego Ares, em God of War


HEFESTO (VULCANO)

Hefesto era filho de Hera e Zeus, conhecido como o arquiteto, o forjador, construtor de todas as obras do Olimpo. Com a ajuda dos Ciclopes forjou o raio de seu pai Zeus e os gregos antigos acreditavam que as erupções vulcânicas eram causadas por este deus, que forjava no interior das montanhas. Hefesto nasceu tão feio que foi jogado pela mãe.

DIONÍSIO (BACO)
Dionísio era filho de Zeus e Sêmele, princesa tebana, ele era conhecido como o deus do vinho.

Deus grego Dionísio


APOLO (FEBO)

Apolo era conhecido como deus da luz, do sol,... antigamente os gregos acreditavam que ele era o sol. Por isso ele era chamado também de Febo, que significa brilhante. Além de ser o deus da luz, era também o deus da música, poesia e da arte de atirar com o arco. Ele era muito habilidoso com arco e flecha, e tocava belas melodias com sua lira. Apolo tinha os cabelos louros e olhos claros.



ÁRTEMIS (DIANA)

Ártemis era conhecida como a deusa da vida selvagem. Ela tinha cabelos pretos e olhos escuros, ela era o “contrário” de Apolo, era a deusa da noite enluarada .Ela desprezava a companhia de homens, prometendo ser eternamente virgem.

 



ATENA (MINERVA)

Atena era filha de Zeus e Métis, conhecida como a deusa da sabedoria, imbatível na guerra. Atena era extremamente estratégica. Carrega uma lança e um escudo chamado Égide e seu símbolo é a mais sábia das aves, a coruja como a deusa da sabedoria.



HERMES (MERCÚRIO)

Hermes era filho de Zeus e da deusa Maia. Ele era esperto e rápido e estava sempre a serviço de Zeus. Segundo a mitologia grega ele servia como mensageiro dos deuses e conduzia a alma dos mortos até o submundo de Hades. Era conhecido como protetor dos viajantes, comerciantes e ladrões. Hermes usava sandálias, um capacete com asas e uma vara com duas serpentes entrelaçadas nas mãos.


DEMÉTER (CERES)

Demeter era filha de Réia e Cronos, conhecida como a deusa das plantas, das estações do ano e da terra cultivada. A partir seu romance de trágico desfecho com Iásion, ela teve um filho, que chamou de Pluto. Infelizmente  Iásion morreu, pois foi atingido por um raio de Zeus. Tempos depis de seu romance com seu irmão Zeus, teve Core que foi raptada por Hades, e tornando-se a rainha dos mortos, Perséfone.





A seguir, mais algumas imagens:





O MONTE OLIMPO 


Olimpo é o nome de várias montanhas da Grécia antiga, a mais famosa delas está entre as regiões da Macedônia e da Tessália. O Olimpo para os gregos é como o céu para os cristãos, porém não era um lugar de recompensa para quem foi bom durante a vida,  segundo a mitologia ele era uma mansão de cristais onde os deuses moravam. Sabe-se também que quando Gaia deu origem aos Titas eles fizeram do Monte Olimpo seus tronos, pois de tão grande que eram não cabiam na crosta terrestre.
            O monte Olimpo tinha aparência de um anfiteatro com rochas altas que se assemelhavam a tronos gigantes, tinha também a presença de natureza bela, que expressava amor sublime, grande inspiração, encontro de amor, liberdade e felicidade.

Ao surgir na posição invertida, o Olimpo expressava incapacidade de concentração, que podia estar sendo causada por falta de aspirações ou por acomodamento, obstáculos, hostilidades por parte dos outros.

A seguir algumas imagens do Monte Olimpo na Mitologia Grega:




Se quiser saber mais sobre o Monte Olimpo e seus deuses, aí vai uma dica para a leitura:
Deuses do Olimpo